O Largo do Rossio é um espaço único na cidade de Aveiro. Simultaneamente central e periférico, o Rossio é, ao mesmo tempo, um espaço urbano, onde se cruzam as dinâmicas quotidianas de trabalho e de lazer, e um espaço contemplativo, onde a cidade termina e a paisagem da Ria aparece como pano de fundo.
A praça assume-se como o espaço vazio que a cidade necessita.
O plano da praça está elevado um metro em relação ao contexto, acentuando o seu carácter de palco. O vazio é a sua principal qualidade: um espaço flexível e infraestruturado, capaz de se adaptar às actividades e eventos que possam ocorrer na cidade de Aveiro, mudando ao longo do dia e das estações do ano.
Do lado poente, a praça desce até ao plano de água criando um espaço de contemplação em contacto direto com o plano de água.
O Largo do Rossio e o Canal Central tornam-se num espaço único: o palco da cidade de Aveiro.
programa: requalificação do Largo do Rossio arquitectura: João Fagulha, Raquel Oliveira arquitectura paisagista: Oficina dos Jardins – Inês Ferrão e Sónia Caldeira estabilidade: PRPC Engenheiros – João Paulo Cardoso cliente: Município de Aveiro área: 25.326 m2 estimativa: 6.866.600€ localização: Aveiro, Portugal ano: 2017 fase: concurso, menção honrosa