24 de Julho

O projecto consiste na transformação de um edifício de três pisos numa habitação unifamiliar. O edifício tem a fachada principal virada para a avenida mas a tardoz está semi-enterrado. Por isso foi necessário criar um pátio nesta zona da casa para assegurar uma segunda fonte de luz e ventilação.

O piso térreo e o piso 1 são organizados através de uma grande parede longitudinal que divide o espaço. No piso térreo, de um lado encontram-se a entrada e zonas de serviço; do outro lado da parede, um espaço multifunções (garagem, escritório, ginásio) termina numa grande janela pivotante que abre para o pátio. No piso 1, a parede longitudinal divide entre os quartos das crianças e a suíte principal que ocupa toda a profundidade da casa.

O piso 2 é ocupado pelas zonas sociais da casa numa distribuição mais aberta e menos compartimentada. Sobre estes espaços, paira a mezzanine, espaço informal destinado às crianças, acessível através de uma escada em estrutura metálica que liga todos os espaços da casa verticalmente.

programa: reabilitação de habitação arquitectura: João Fagulha, Raquel Oliveira  estabilidade: PRPC Engenheiros – João Paulo Cardoso cliente: privado área: 445m2 localização: Lisboa, Portugal ano: 2020 fase: construído