Glory Hole

Ilustrações por Christina Casnellie

Buraco.
“Glory Hole” é um dispositivo para a mudança e negociação.
O espaço exíguo delimitado pelo envelope poroso é dividido em duas células iguais por uma parede com um buraco, através do qual se realizam trocas (comerciais) informais e anónimas. Enquanto que a parede separa, o buraco funciona como um mecanismo de interacção, aproximando e envolvendo os indivíduos numa resposta alternativa à sua condição precária actual.

Glória.
A situação precária em que as pessoas se encontram, levou-as a vender – ou trocar – tudo aquilo que podem por algum dinheiro ou bens essenciais. “Glory Hole” oferece a descrição necessária: uma parede divide o espaço assegurando o anonimato dos interlocutores, inibidos de realizar esta troca à vista de todos.
Num contexto de taxação sufocante, “Glory Hole” é o espaço onde uma economia alternativa pode começar a emergir. Qualquer pessoa pode ocupar este espaço e publicitar a sua oferta: “manicure por 3 euros”, “uma música em troca de um desenho”, …

programa: instalação arquitectura: João Fagulha, João Ruivo, Raquel Oliveira ilustrações por: Christina Casnellie cliente: Trienal de Arquitectura de Lisboa. Crisis Buster estimativa: 790€ área: 6m2 ano: 2013 fase: concurso