Ponte Verde

História
A história deste lugar começa com o Palácio de Queluz.
O palácio é a génese de um território que nas últimas décadas se alterou profundamente devido à forte pressão urbanística e ao traçado das infraestruturas. O IC19, cumprindo a sua função de ligação territorial, cortou abruptamente este território à escala local, truncando não só as relações físicas entre os espaços mas também as suas relações históricas, sociais e culturais.
A proposta procura não só coser fisicamente o território dividido pelo IC19 mas principalmente dotar estas ligações de programa, significado e qualidade espacial, criando uma rede de espaços de grande valor paisagístico, patrimonial e social que envolve o Palácio e o recoloca no centro deste lugar.

Ponte Verde
A Ponte Verde é um nó crucial nesta nova rede de espaços públicos pois permite voltar a unir o Palácio com a Matinha de Queluz, que outrora fez parte do complexo do Palácio mas que hoje em dia está completamente alienada dos percursos turísticos e de lazer devido ao obstáculo do IC19.
A forma circular da Ponte Verde é o resultado do encontro entre o percurso geométrico dos jardins barrocos com o percurso quotidiano em torno do Palácio. Os habitantes das zonas envolventes, nas suas deslocações do dia-a-dia, vêem-se inesperadamente imersos neste jardim circular que prolonga o verde dos jardins do Palácio para a Matinha de maneira ininterrupta. A geometria da ponte recorda as praças circulares dos jardins barrocos: um momento de pausa e encontro, onde o visitante se orienta e escolhe o próximo caminho a seguir.
A sua forma circular favorece também o usufruto da ponte como um miradouro com vista para os jardins do Palácio e paisagem envolvente potenciando a interpretação do património histórico existente.

programa: Ponte Pedonal e Parque Urbano arquitectura: João Fagulha, Raquel Oliveira arquitectura paisagista: Oficina dos Jardins – Sónia Caldeira, Inês Ferrão estabilidade: PRPC Engenheiros – João Paulo Cardoso cliente: Parques de Sintra – Monte da Lua, Câmara Municipal de Sintra área: 227.665 m2 estimativa: 4.356.869€ ano: 2017 localização: Queluz status: concurso 2º lugar