O edifício da Unidade de Saúde assume-se como uma nova centralidade na malha urbana de Santa Iria da Azóia. Implantado no topo do terreno, o edifício é antecedido por um novo espaço público verde orientado a sul, com uma vista desafogada sobre o rio e a ponte.
O novo equipamento organiza-se em torno de três pátios com características e graus de privacidade distintos. O pátio central é o coração do edifício e serve de pano de fundo aos momentos de espera e circulação. Este pátio permite ao utente uma percepção geral da organização do edifício, tornando fácil a sua orientação, numa lógica de transparência e clareza funcional que se pretende para este tipo de equipamentos.
Os outros dois pátios asseguram a privacidade dos pacientes: o pátio longitudinal ao longo do alçado poente do edifício serve de enquadramento visual aos gabinetes de consulta; enquanto que o pátio no topo norte do edifício está associado à sala de fisioterapia e funciona como espaço exterior para a realização de actividades e exercícios, num ambiente tranquilo e privado.
programa: Unidade de Saúde arquitectura: João Fagulha, Raquel Oliveira consultoria sustentabilidade: Raul Moura arquitectura paisagista: Oficina dos Jardins – Inês Ferrão e Sónia Caldeira estabilidade: PRPC engenheiros – João Paulo Cardoso cliente: Município de Loures área: 1.226 m2 estimativa: 1.096.060€ localização: Santa Iria da Azóia, Portugal ano: 2018 fase: concurso